INSOMNIUM

TRIBULATION

10 Abr 2018
Abertura de Portas: 20h00
Início: 21h00
Entrada: 25,00€

Não deixa de ser curioso que, nos tempos que correm, o melhor death metal melódico seja feito fora da Suécia. No caso dos INSOMNIUM, na Finlândia. Oriundos de um país com uma paisagem incrivelmente evocativa – que nos faz ter de imediato visões de longas e frias noites invernosas e de uma desolação quase opressiva –, ao longo das últimas décadas o quarteto oriundo de Joensuu estabeleceu-se como porta-estandarte da tendência no novo milénio. Apoiados em composições exímias tão épicas quanto melódicas, tão melancólicas quanto majestosas e tão brutais quanto belas, o quarteto regressa ao nosso país nos dias 9 e 10 de Abril de 2018, para uma data-dupla a acontecer no Hard Club e no RCA Club, no Porto e em Lisboa, respetivamente. Os autores do aplaudido «Winter’s Gate» não chegam, no entanto, sozinhos a Portugal, fazendo-se acompanhar pelos suecos TRIBULATION que, entretanto, terão editado o aguardado sucessor do incontornável «The Children Of The Night», um dos melhores álbuns de 2015 no espectro da música extrema.

Criados há exatamente duas décadas, os INSOMNIUM são hoje líderes e fieis representantes de um som que, durante os anos 90, fazia de Gotemburgo o seu solo mais fértil. Foi, de resto, para chegar à primeira divisão do género que o quarteto muito tem trabalhado ao longo dos anos. Nascidos já fora de época, em 1997 os metalheads já viviam num mundo pós-«The Jester Race», «The Gallery» e «Slaughter Of The Soul», os talentosos músicos finlandeses pegaram nas regras básicas do género e, reinventando a roda da N.W.O.S.D.M., entre 2002 e 2016, fizeram uma sequência de sete álbuns a que ninguém, que goste deste tipo de som, poderá apontar o dedo. Depurando a fórmula e tornaram-na tão sólida quanto possível, desenvolveram uma capacidade imensa para a composição de canções desafiantes, e com tanto de pujante como de melódico, que atingiram o pináculo no ano passado com a edição do registo mais ambicioso de sempre da sua carreira. Composto por um tema único de 40 minutos, «Winter’s Gate» revela a versatilidade dos quatro músicos e prova que, afinal, até num espectro em que tudo parecia ter sido já inventado é possível surpreender.

Emergindo da escuridão do movimento underground sueco em 2004, os TRIBULATION mostraram-se ao mundo como uma banda de death metal, mas afastaram-se rapidamente do que era já uma tendência lotada, revelando uma visão intransigente da música extrema, que recusa ser algemada por quaisquer estereótipos de estilo. Editado em 2009, o exultante álbum de estreia «The Horror» recuperou o espírito de mestres tão antigos como os Morbid Angel, enquanto soava absolutamente fresco, numa combinação contagiante de death, thrash e heavy metal que lhes valeu elogios. O sucessor «The Formulas Of Death», de 2013, viu-os expandirem o seu vasto leque de referências, resultando em 75 minutos de música negra e épica, com toques progressivos e cinemáticos. Nada poderia, no entanto, ter preparado os seus seguidores para o enorme salto que deram no espaço de apenas dois anos. Editado em 2015, «The Children Of The Night» estabeleceu-os como um dos mais aventureiros projetos saídos do movimento escandinavo na última década e foi alvo de ótimas reações, sendo mencionado como um dos melhores discos do ano no espectro da música extrema.

BILHETES
Locais de Venda: Ticketline (1820 – http://www.ticketline.sapo.pt/). Em Espanha: Masqueticket.
Lojas: Abreu, Worten, Fnac, Note!, MMM Ticket, C.C. Mundicenter, C.C. Dolce Vita, SuperCor, U-Ticketline, Ask Me Lisboa, El Corte Inglês, A.B.E.P., Casino Lisboa, Centro Cultural de Belém, Forum Aveiro, Galeria Comercial Campo Pequeno, Shopping Cidade do Porto, Time Out Mercado da Ribeira e Unkind.pt.

INSOMNIUM

Género
Melodic death metal
Membros da banda
Niilo Sevänen – Vocals/Bass
Ville Friman – Guitars/Vocals
Markus Vanhala – Guitars
Markus Hirvonen – Drums
Naturalidade
Joensuu, Finland
Companhia discográfica
Century Media Records
Sobre
Pre-order Winter’s Gate album, vinyl, shirts and bundles at http://shop.insomnium.net/
Biography
Hailing from the land of thousand lakes, boasting with a thousand melodies and spawning a thousand emotions comes “Shadows Of The Dying Sun”, sixth studio albumVer Mais
Prémios
METAL HAMMER AWARDS 2014: UP AND COMING

FINNISH METAL AWARDS 2009: BEST BAND

FINNISH METAL AWARDS 2009: BEST ALBUM (Across The Dark)

General Manager
Jukka Varmo (jukka.varmo@livenation.fi)
Influências
Melodic Scandinavian death metal at its finest
Press contact
WORLD: Nasrin Vahdani (Nasrin.Vahdani@centurymedia.de) USA: Kelly Walsh (kelly@streetsmartmgmt.com) FINLAND: Liina Rislakki (liina.rislakki@sonymusic.com)
Booking agent
WORLD: Jukka Varmo (jukka.varmo@livenation.fi) EUROPE: Volkmar Udri (volkmar@continental-concerts.de)

Fotografias

TRIBULATION

Metal/Rock
Membros da banda
Johannes Andersson
Adam Zaars
Jonathan Hultén
Jakob Ljungberg
Companhia discográfica
Century Media Records
Breve descrição
The Return of the Vampyre!
Descrição longa
We won’t answer any queries on this page. Enter Tribulation.se for contact and booking. Tribulation.bigcartel.com for merchandise.

Fotografias

comentários